Confesso que sempre tive certa resistência a Jack White, mas depois de conhecer o trabalho completo do cara, sua concepção de timbre, composição e pegada, tenho que reconhecer seu valor e originalidade na guitarra rock, coisa rara hoje em dia, especialmente após assistir ao documentário "It Might Get Loud".
Aqui uma olhada na evolução dos pedalboards de Jack White...do vermelho no White Stripes, passando pelo personalizado pedalboard bronze no Raconteurs e finalmente o do The Dead Weather...
Jack é um dos melhores - talvez o melhor? - guitarrista de sua geração, e conquistou o respeito de alguns dos mais lendários artistas do rock, como Jimmy Page, Bob Dylan e The Edge. Nada mais natural que olharmos no equipamento que ele usou ao longo dos anos, em todos os seus diferentes projetos:
1) THE WHITE STRIPES
The White Stripes no Top Of The Pops, e o Digitech Whammy - o pedal clássico de Jack White!A obsessão de Jack com as cores vermelho e branco é bem conhecida. Por coincidência - ou não? - a maioria dos pedais que ele escolheu pra usar no The White Stripes eram brancos ou vermelhos:
Na ordem: um seletor vermelho (mute box), afinador Boss TU-2 (branco), MXR Micro Amp (branco), Digitech Whammy (vermelho), Big Muff Electro-Harmonix (pintado de vermelho!) e o POG Electro-Harmonix (agora fora de linha, substituido pelo POG 2). Note um tipo de folha vermelha com buracos sobre o POG, pra manter as regulagens do pedal.
Com o White Stripes, Jack usou dois pedalboards, na verdade. Além do principal, ele também tinha um secundário perto do kit de batera de Meg White:
Este pedalboard inclui ainda outro Big Muff pintado em vermelho e um POG, também uma 'Mute Box' Analogman e uma 'Tuner Box' que divide o sinal pra um afinador.
2) THE RACONTEURS
Parece que Jack White não tem uma obsessão apenas por branco e vermelho. Seu negócio é criar um visual, uma imagem...e com o Raconteurs, sua banda popular com Brendan Benson e outros caras de Detroit, ele escolheu...bronze! E pra combinar, Jack usou uma Gretsch 'triple jet' custom made bronze (com um MXR Micro Amp embutido). Ainda mais extraordinário, é seu pedalboard bronze, customizado pra ele:
Com o Raconteurs, Jack expandiu seu som, e isto é refletido em sua escolha de pedais, na ordem da direita: um Rotovibe Dunlop, um Digitech Whammy, o Big Muff Electro-Harmonix, um Micro POG Electro-Harmonix, um Nano Bassballs Electro-Harmonix (que pode ser ouvido na música Salute Your Solution), um Tremolo Demeter, um A/B Box (mute), um MicroAmp MXR e um Afinador Boss TU-2 numa nova caixa (e com um footswitch de TS808!). Jack parece ter alguns outros pedais Boss à esquerda do pedalboard, mas é impossível identificar quais.
Aqui mais algumas fotos de seus pedais 'custom made', o afinador e o Big Muff, cortesia do Analogman que construiu estes pedais pro Jack:
3) THE DEAD WEATHER
Apesar de tocar bateria na maior parte do tempo com o the Dead Weather, Jack também toca a guitarra em algumas músicas e ao vivo divide o pedalboard com o guitarra principal Dean Fertita. Olhando no pedalboard, fica claro que mesmo Jack não sendo o guitarra principal, ele é todo Jack White:
A "cor Dead Weather" é branca desta vez. No palco, a banda só toca com instrumentos brancos, e alguns dos pedais foram pintados de branco. Este pedalboard é muito similar ao do Raconteurs. Aqui o que podemos identificar: um Rotovibe Dunlop, um Whammy Digitech pintado de branco, um Tremolo VoodooLab, um Nano BassBalls Electro-Harmonix (provavelmente), um Big Muff pintado de branco, um Micro POG bronze (direto do pedalboard do Raconteurs?), um Afinador BossTU-2 e um Micro Amp MXR. Também há um pedal que, ao menos nesta foto, não está conectado a nada. Parece um modelo Z-Vex, e é provavelmente um Wooly Mammoth Z-Vex, que Jack usou pro filme de James Bond, The Quantum Solace, e pode estar usando com o The Dead Weather também!
Então...como os pedalboards se comparam? Bem...confira os vídeos e decida por si mesmo qual dá o melhor timbre Jack White!
Fonte: Dolphin Music