"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O Talk Box

Essa vai p/ aqueles guitarristas que já tem seu setup básico ou mesmo que já conhecem e contam com vários pedais em seu pedalboard e estão buscando algo novo e diferente p/ incrementar suas performances ao vivo, explorando novas sonoridades.
Apesar de não ser um efeito primordial p/ o guitarrista, iniciaremos essa coluna demonstrando esse equipamento exótico, porém simples chamado Talk Box, que tornou-se clássico e bastante característico na sonoridade de alguns guitarristas.
O Talk Box (ou Voice Box) consiste num dispositivo que na verdade é bem simples, porém utilizado por poucos guitarristas, talvez devido à maneira de conecta-lo no set up.
Trata-se de um falante (drive) montado no interior de uma caixa que envia o som da guitarra através de um tubo plástico até a boca do guitarrista. De acordo com a articulação feita pela boca, o som será alterado (como uma espécie de filtro) e captado então por um microfone que o envia ao P. A.
O Talk Box se insere na cadeia de sinal entre o amplificador (cabeça ou combo) e os falantes do mesmo. Quando acionado, ele cortará o sinal que vai p/ os falantes, direcionando o mesmo p/ o tubo. Podemos ainda usar um segundo amp. destinado exclusivamente a ele, já que o mesmo não possui amplificação própria (exceto alguns modelos), podendo assim ter os dois sons em conjunto (com e sem o efeito).
Vejamos os tipos de ligação:

1) Utilizando apenas um amplificador:
'guitarra - amp - talk box - falantes'

2) Utilizando dois amplificadores (um exclusivamente p/ o talk Box):
'guitarra - AB box - amp 1
- amp 2 - talk box'

Alguns bons exemplos do uso do Talk Box:
Peter Frampton (“Do you feel like we do” e “Show me the Way”); Pink Floyd (“Pigs” e “Keep Talking”); Nazareth (“Hair of the Dog”); Joe Walsh (“Rocking Mountain Way”); Eagles (“Those Shoes”); Aerosmith (“Sweet Emotion”); Guns n’ Roses (“Everything Goes”); Alice in Chains (“Man in the Box”); Red Hot Chili Pepers (“Walkabout”); Van Halen (“Can’t get this Stuff Nomore”); Bon Jovi (“Living on a Prayer”); Scorpions (“The Zoo”); Jeff Beck (“She’s a Woman”), e muitos outros...
Eu, como bom usuário desse equipamento, gosto muito da dramaticidade que ele proporciona (e também da reação de espanto do público, por que não?) tanto na reprodução de solos e bases criadas com ele, quanto na simulação de outros sons originalmente criados por sintetizadores, vocoders, envelope filters, etc...
Com um pouco de treino, você consegue articular sílabas, palavras e até frases inteiras, como no trecho de “Do you feel like we do” onde Peter Frampton criou o que a gente pode considerar uma verdadeira aula de Talk Box. Ouçam!
http://www.youtube.com/watch?v=ROtFteYkvoU
http://www.youtube.com/watch?v=g9D-kUEp03c

Nenhum comentário:

Postar um comentário