"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

segunda-feira, 16 de março de 2009

Artistas defendem fãs que baixam músicas na internet

Um grupo de músicos, formado pelo guitarrista Ed O'Brien, do Radiohead, e pelos cantores Robbie Williams, Annie Lennox e Billy Bragg criticou nesta quinta-feira (12) uma proposta que quer tornar crime o ato de baixar músicas pela internet.
Na noite de terça-feira (11), a The Featured Artists Coalition, que reúne mais de 140 bandas ou cantores, votou majoritariamente contra o processo judicial de fãs por esse motivo.
Os músicos transferirão essa opinião majoritária ao secretário de Estado para as Comunicações britânico, lorde Carter, que sugeriu a possibilidade de classificar essas ações como crime, segundo informa hoje o jornal "The Independent".
Um dos músicos, Billy Bragg, declarou ao jornal que "a indústria musical não pode seguir por esse caminho" com medidas protecionistas que equivalem "a colocar a pasta de dente de volta no tubo".
"Os artistas deveriam ter o direito de poder decidir quando sua música pode ser usada gratuitamente e quando é preciso pagar por ela", disse Bragg.
A coalizão, criada para defender os direitos dos músicos no mundo digital, também quer que empresas como YouTube e MySpace remunerem os músicos quando usarem suas composições em publicidade.
É, país civilizado é outra coisa! No Brasil, como já era de se esperar, as coisas andam na contra-mão, graças a entidades como a tal APCM (anti-pirataria cinema e música) que dizem lutar 'sem fins lucrativos' (hahahaha) em defesa das grandes gravadoras combatendo a divulgação e compartilhamento de mídia na internet de forma gratuita.
Nessas horas eu me lembro das letras compostas por Roger Waters pro disco Animals de 1977 do Pink Floyd e vejo o quanto são atuais, aonde ele critica pesadíssimamente os grandes executivos da indústria fonográfica em apenas 3 músicas: "Dogs", "Pigs" e "Sheep".


Nenhum comentário:

Postar um comentário