"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

terça-feira, 21 de julho de 2009

Atitude...cadê?

Pois bem...vamos meditar sobre isto...então agora voce é o guitarrista de um power trio e sua corda arrebenta no meio da música... eu pergunto: o que vc faz?? Ora, vc troca a corda, é obvio! A questão é: o que seus colegas de banda fazem?? Se desesperam? Páram de tocar? Erram tudo? Saem correndo? Choram? Não (ao menos se estiverem tocando com Adrian Belew, como neste vídeo, provavelmente vão mostrar pq estão no palco, escolhidos pra tocar ao lado de um dos músicos mais fantásticos da atualidade...http://www.youtube.com/watch?v=L91Vot1fYqE).
E o que dizer então do mestre dos mestres da guitarra, Jeff Beck em seu mais recente trabalho ao vivo? Uma verdadeira aula de atitude, entre outras coisas, é claro, e o grande destaque eu diria que é a baixista Tal Wilkenfeld de vinte e poucos anos debulhando o contrabaixo com uma postura que muito macaco velho não tem nem nunca terá! Será que o Jeff Beck escolheu ela pra tocar com ele pq ela é bonitinha??? http://www.youtube.com/watch?v=d3y61-WSuwQ.
Com certeza é necessário ter atitude. Atitude esta que sinto falta hoje em dia em muitos músicos que vejo e até mesmo com os quais convivo, músicos estes que já atingiram um status de 'fodões' no meio musical (me incluo neste segmento, não o de 'fodão' mas o de 'sem atitude', rsrs). Atitude esta que eu tinha nos meus tempos de iniciante no rock n' roll, não tocava porra nenhuma, não tinha conhecimento teórico de nada e minha técnica era pior que a de um cachorro manco...mas tinha atitude de sobra...me achava um Jimmy Page no palco, rsrsrs...e com o passar dos anos fui adquirindo habilidade e perdendo a tal atitude...mas ela ainda existe adormecida lá no fundo, e isso, hoje eu tenho constatado, é devido à alma e formação rockeira do passado! O sangue ferve graças ao rock n' roll gravado no meu DNA musical...e talvez isso faça realmente falta àqueles que não o tem...jazz é legal? pra caraleo...Funk é legal? Ô se é! MPB? Fodíssima! Mas sem Rock n' Roll na veia? Sorry, mas não rola, meu velho....vc sabe tudo e mais um pouco de harmonia, sua técnica é absurda, vc improvisa horrores, seu timing é animal, mas quando vc se deparar com alguém que tem tudo isso e mais o espírito rock n' roll, vc vai ficar no chinelo do cara...(veja bem, tem muitos músicos, monstros-sagrados como Miles Davis e John Coltrane que tem muito mais espírito rock n' roll que qualquer bandinha de rock ingles da atualidade!)...SAD BUT TRUE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário