"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Antes ou depois da sujeira???

Então voce escolheu seus pedais preferidos e finalmente comprou aquele kit p/ montar o pedalboard...O próximo passo é como o eixo central para os aficcionados por timbre - a ordem dos pedais! Isto pode ser especialmente crucial se voce tem pedais com formatos especiais e quer cortar seus cabos no comprimento exato, preferencialmente uma única vez. Bem, a verdadeira questão a se perguntar é: Devo colocá-los antes ou depois da sujeira? Visto que a distorção pode causar uma mudança extrema nas características naturais dos pedais, está questão simples pode ajudar a reduzir as infinitas possibilidades de ligação entre pedais.

Antes da sujeira...

Afinador: Voce vai querer gastar o mínimo de tempo possível afinando, então posicione o afinador no início, assim não terá que desligar pedais que alteram o pitch pra poder afinar. Alguns preferem colocá-lo fora da cadeia de sinal através duma bypass box, não afetando o timbre desta forma. Pedais de volume colocados no início reagem mais como o botão de volume da guitarra. Irá reduzir a quantidade de ganho para um overdrive ou ainda te dar efeitos de volume espaciais antes dum delay. No final da cadeia funcionam como um volume master. Sem alteração do timbre seu volume abaixará como se fosse o botão de volume do seu amp.

Compressor/Volume/Boost: O compressor é sempre preferido por guitarristas no início da cadeia. Como compressores afetam bastante sua pegada, dinâmica e sustain, posicionando-o na frente irá preservar isso não importando qual a combinação de pedais. Pedais de volume colocados no início reagem mais como o botão de volume da guitarra, reduzindo a quantidade de ganho pra um overdrive ou fazendo efeitos espaciais de volume antes dum delay. Colocados no final, agem como um master volume, preservando seu timbre quando abaixado, exatamente como se fosse o botão de volume do amp. É sempre uma boa ideia deixá-lo antes de delay/reverb para preservar a ambiencia. Por último, um boost é normalmente colocado depois do compressor para compensar compressão pesada ou reforçar captadores de baixo ganho. se voce o quer como um buffer, coloque-o antes do afinador para compensar cabos longos. É claro que um booster vai funcionar em qualquer ponto da cadeia de sinal. Experimente ele como um line driver, logo antes do amp, para compensar qualquer pedal que rouba sinal.

Pitch Shifter: Isto inclui todos os pedais que modificam o pitch, analógicos ou digitais, como Whammy, oitavadores, ring modulators e sintetizadores. Colocá-los antes da sujeira é crucial quando necessitam de um sinal de guitarra claro. Especialmente pedais analógicos monofônicos gostam desta clareza do contrário ficam confusos e alteram as notas. Recentemente o Digitech Harmony Man abriu a possibilidade de harmonização pre-distorção com um send/return separado para os pedais de drive.

Wah/EQ: Coloque-os antes da sujeira se voce quer um efeito menos chocante. Vamos supor que voce posicione seu wah a meia posição para obter um boost de médios em seu overdrive. A distoção depois do wah irá amplificar esta frequencia, enquanto se mantem dentro dos parametros normais de uma distorção mantendo seu timbre e caráter natural. este mesno boost de médios depois de um Tube Screamer, por exemplo, irá amplificar outras frequencias não comportadas pelos níveis de saída e compressão inerentes a um overdrive. Esta última opção é uma mudança radical de timbre que pode ser efetiva em desembolar certos pedais de fuzz. Alguns pedais de fuzz soam desagradáveis, num bom sentido, antes do wah. Um bom exemplo disso pode ser ouvido na música "Maggot Brain" do Funkadelic ou com J. Mascis. Ambas as versões tem um fuzz ardente antes do wah.
Equalizadores tem um amplo alcance de frequencias e pode ser posicionado em qualquer ponto da cadeia de sinal. Colocando-o no início irá modificar o modo como os demais efeitos reagem. Peguemos como exemplo o Duncan Pickup Booster, que virtualmente transforma single-coils em humbuckings. Seu overdrive ou phaser, por exemplo, irá saturar em diferentes pontos com captadores mais quentes.

Modulação: Basicamente, coloco efeitos de phaser, chorus/flanger e vibe aqui. Todos estes pedais tem uma espécie de ruido em forma de onda. Colocando eles antes da distorção irá manter essa onda como se estivessem sozinhos. Se voce gosta do jeito que um phaser soa num Marshall sujo, está é exatamente a mesma configuração, pois a distorção do amp está depois da modulação. Na verdade nào há regras, voce pode colocar um chorus depois do drive para soar mais metálico ou como um flanger. Um flanger definitivamente não é para ser disfarçado ou escondido já que todos aqueles sons de jato de Eddie Van Halen soam mais como se um drive o estivesse empurrando. Por outro lado, o timbre de chorus/flanger do fusion dos anos 80 é mais como se estivessem antes da distorção para soarem mais suaves. Para Vibes, sempre ouvimos argumentos dos 2 lados. "Star Spangled Banner" do Hendrix era um Fuzz Face indo pra um Univibe, mas Robin Trower é conhecido por usá-los de modo inverso. Alguns ainda dizem usar fuzz, vibe e overdrive em seguida para se livrarem da agressividade. Talvez a regra para modulações seja suavidade quando pre-distortion e onda intensa pos-distortion.

Finalmente...uma olhada na sua sujeira...

Overdrive, distortion e fuzz estão salvos neste local. Mas e sobre o uso de vários tipos de drive, voce diria? O fuzz pode ser uma besta indomável, especialmente pedais com transistor de germanio ja que não tem headroom pra aguentar um sinal quente. O resultado é um som ríspido que mata o ataque macio que apreciamos num fuzz. Por este motivo, coloco meu fuzz antes e depois vem os overdrives. Estes podem ser combinados de varias formas diferentes produzindo sons muito únicos em cada ordem combinada. Não há forma errada aqui, apenas diferente.

Depois da sujeira...

Delay/Reverb:
Como disse antes, flanger e chorus poderiam entrar aqui já que são da mesma família dos delays. Sejam digitais ou analógicos, não tenho encontrado muitas pessoas que discordam em colocar o delay no final do pedalboard. Isto garante que cada nuance como um wah em movimento ou um flanger oscilando loucamente irá repetir corretamente.
Um Loop de efeitos é um assunto completamente diferente mas não resisito em mencioná-lo para estes 2 efeitos. Se voce tem um loop de efeitos irá notar uma repetição dos ecos mais clara e sem embolar. É similar a adicionar um plug in de delay numa trilha de guitarra no seu programa de gravação ao invés de colocá-lo diretamente após um Big Muff. O efeito do plug in irá soar mais cheio e distinto. E ainda, usando o loop de efeitos te dará mais controle sobre o volume do efeito que é adicionado ao sinal seco. Pedais de reverb se dão bem no loop de efeitos. Como um reverb de molas dentro do amp, ele estará posicionado depois do preamp. Mas lembre-se de que o tone dum reverb no loop é agora afetado pelas regulagens de tone do seu amp. Se voce notar que seu delay e reverb estão soando muito escuros, dê a eles essa chance de experimentar o loop de efeitos do amp.

Tremolo: Assim como o circuito de tremolo dum amp, talvez voce goste de colocá-lo no final do pedalboard. Alguns o colocam depois do delay e antes do reverb assim o pulso do tremolo sempre dominará as repetições vindas do delay. É realmente uma decisão sua de onde usa-lo. Para um pulso de metralhadora voce deve coloca-lo no final para um som distinto de liga/desliga. Entretanto não soa muito organico ouvir um sinal de reverb pulsando também como um helicóptero, então pense nisso!

Fonte: PGS

8 comentários:

  1. vc e simplismente fantastico!!!
    parabens

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Direto e com bastante informação!

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo, me ajudou bastante parabéns!
    Glauco Carvalho/banda Maria Rcok RJ.

    ResponderExcluir
  4. Wah > Comp > Boost > Drive > Dist > Efeitos de Modulação (incluindo o phaser) > Delays > Amp.

    Obs1 - Se for usar modulações junto com drives, melhor coloca-las antes p/ ficarem mais suaves, porém algumas marcas/modelos de pedais podem soar embolados junto com drives nesta posição entáo melhor coloca-los depois.

    Obs2 - Se for usar Boost p/ dar mais ganho nos drives, melhor antes deles, se for usar pra dar mais volume em solos, melhor depois deles.

    Obs3 - Reverb ao vivo, só se for p/ efeitos extremos, pois apenas pra ambiência é desnecessário e embola. Em estúdio tudo bem.

    Obs4 - Simulador só se não tiver amp, ou o amp for muito ruim.

    ResponderExcluir
  5. Então se eu quero simular um tremolo de um amp como o vox ac30 ou o fender princeton, eu devo coloca lo depois do reverb (último na cadeia antes do amp)? Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Caro Anônimo,
    Como tudo neste assunto, esta ordem é uma questão do gosto pessoal. Não há certo ou errado...
    Acredito que o circuito de tremolo de todos estes amps clássicos vêm sempre após o circuito do reverb dos mesmos, então seria natural colocar o pedal de tremolo após os delays e reverbs, lembrando que diferentes tipos de tremolo (de acordo com o amp em que o pedal foi inspirado) podem reagir de forma diferente (opto tremolos, bias tremolos...). Teste das duas formas e veja o que seu ouvido decide...

    ResponderExcluir
  7. Estava lendo sobre como ordenar pedais chorus e drive, e cai aqui... Muito bom, Osmani. Parabéns !

    ResponderExcluir
  8. Estava lendo sobre como ordenar pedais chorus e drive, e cai aqui... Muito bom, Osmani. Parabéns !

    ResponderExcluir