"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O efeito 'gaivota' de David Gilmour em Echoes


Primeiro…um pouco de história.

David explica numa entrevista à Guitar Player (janeiro de 2009): “Descobrimos isto como resultado dum acidente por volta de 1969 ou 1970, quando um roadie plugou errado o pedal wah, e quando pisei saiu aquele incrível ruído gritante”.

O brilho deste efeito não está no efeito em si mas no fato de que David foi além e explorou como ele poderia domar e integrar este efeito numa música, depois de obviamente ter ouvido algo que deve ter soado bem horrível. David empregou muito este efeito antes do Pink Floyd compor ‘Echoes’. Ele poe ser ouvido nas primeiras versões da música ‘Embryo’. O efeito gaivota também pode ser ouvido em ‘Is There Anybody Out There’ do disco ‘The Wall’.

‘Echoes’ foi lançada em 22/04/1970 em Norwich, Inglaterra. A sequência da gaivota foi trazida de ‘Embryo’ para ‘Echoes’, que agora apresentava ecos produzidos por uma câmara de eco Binson Echorec. Apesar do efeito permanecer o mesmo ao longo dos anos, David às vezes experimentava a adição de um MXR Phase 90 para um resultado ainda mais dramático. Na turnê solo de 2006 bem como na era Animals/Wall, David usava um pedal wah customizado por Pete Cornish que permitia a inversão do sinal in/out através de uma simples chave de pé adaptada no próprio pedal wah, porém no início dos anos 70 esta inversão de cabos era feita manualmente.

A técnica

Pra obter a afinação e timbre corretos, o efeito gaivota é melhor conseguido com uma Stratocaster com captadores tradicionais. Você também precisa de um pedal wah tradicional no estilo Vox ou Cry Baby. Alguns modelos novos não funcionam. Também recomendo eco/delay para um timbre quente e rico. Delays digitais te darão ecos mas não aquele mesmo timbre quase reverb.

Stratocaster com captadores tradicionais

  1. Inverta as conexões no seu pedal wah. Plugue a guitarra na saída (out) e o cabo que vai ao próximo efeito ou ao amplificador na entrada (in) do pedal wah.
  2. Ajuste para timbre limpo com bastante eco/delay (aproximadamente 300ms) com longas repetições (feedback).
  3. Ajuste o volume da guitarra no 10, o controle de tone superior no 10 e o inferior no 0. Posicione a chave de captadores na posição 4, combinando o captador do meio com o da ponte.
  4. Ligue o pedal wah e posicione ele todo para trás. Lentamente gire o botão inferior de tone até o 10. Você pode agora ouvir o feedback.
  5. Ajuste a afinação do feedback girando cuidadosamente o botão inferior de tone. Alguma coisa entre 2 e 3 faz o timbre aparecer e fazendo um giro bem lento em direção ao 0 você consegue simular aquele característico efeito ‘risada’.
  6. Combine estas técnicas movendo a chave de captadores para cima e para baixo da posição 1 até a 5 e ajustando a posição do pedal wah.

Humbuckers

Ajuste a chave de captadores na posição do meio e use o botão de tone da ponte para controlar o efeito. Repita os passos acima.


Fonte: Gilmourish.com

Tradução e adaptação: Osmani Jr.

4 comentários:

  1. Happy New Year #!
    http://www.youtube.com/watch?v=iGCGk-5vg00
    angelico

    ResponderExcluir
  2. Para Anna Vicente:

    http://www.youtube.com/watch?v=jawk_WnGsX4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mandou bem...vou na tua casa um sábado a tarde pra gente tomar umas.

      Excluir