"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

22 x 24 trastes


Artigo escrito por Ed Roman, fervoroso defensor dos 24 trastes, especialmente das guitarras PRS construídas antes de 1995, e fabricante das guitarras Quicksilver, que seguem à risca esses conceitos herdados das antigas PRS Classic 24:
"Braços com 24 trastes têm um custo maior de produção. Talvez por esse motivo grandes companhias como Fender e Gibson fogem desta opção.
Também guitarristas da velha escola relutam em abandonar suas velhas Fender e Gibson vintages e aceitar os benefícios dos 24 trastes. Talvez por isso, marcas como a PRS guitars tenham introduzido no mercado seus modelos de 22 trastes, Single Cuts e McCartys após 1993.
As razões são várias, mas a mais importante é que o captador do braço tem que ser instalado fora de eixo onde o 24º traste deveria estar normalmente. Num braço de 22 trastes, esse captador situa-se diretamente em cima do nó de harmônicos do 24º traste. Esse nó representa um ponto morto ou um ponto de massivo cancelamento de fase.
Esses nós ocorrem no 7º, 12º, 19º e 24º trastes. Se você posiciona um captador diretamente sobre um deles, as freqüências médias (midrange) se auto-cancelarão. Evite esse tipo de guitarra, a menos é claro que você queira o som desse captador distorcido embolando, como acontece normalmente com uma Lês Paul ou outra guitarra desse modelo. Muitas pessoas sensatas irão concordar com o fato que uma Lês Paul tem um timbre encorpado p/ solos, porém terrível p/ acordes.
Por esse motivo, guitarras com 24 trastes nos darão o melhor dos dois mundos, com seus captadores acusticamente “casados”, poderemos atingir um timbre mais gordo, encorpado, escuro, cremoso, girando o potenciômetro Tone em direção ao zero no captador do braço e o Volume no máximo.
Desta forma, uma antiga PRS Classic de 24 trastes podia soar exatamente como uma Lês Paul e ainda como uma 335, uma Strato, Tele e até mesmo uma Semi-acústica. Infelizmente essa PRS saiu do mercado por volta de 1995, acredito que de propósito, pois desta forma poderiam vender mais guitarras em vez de um só modelo que fazia de tudo!
Fato 1: Uma Les Paul sempre soará embolada quando você tocar acordes!!!
Fato 2: Uma típica Lês Paul não é capaz de soar como uma Strato ou Tele!!!
Fato 3: A PRS quebrou esta barreira em 1984 com a introdução do seu modelo de 24 trastes, com comprimento de escala de 25 polegadas.
Fato 4: A PRS melhorou isso posteriormente em 1989 com a introdução do modelo Classic 24.
Fato 5: A PRS redesenhou a Classic 24 em 1995 e basicamente destruiu a melhor guitarra feita até então.
Além da razão dada acima, existe a vantagem de 2 trastes extras, é claro, e a facilidade de se atingir notas mais agudas, além do visual de duas oitavas marcadas ao longo do braço, que é uma boa ajuda na hora de tocar.
O ângulo do braço é melhor em modelos PRS com 24 trastes do que com 22, a tensão das cordas é mais leve e a tocabilidade no geral é bem melhor.
24 trastes são o futuro, 22 trastes o passado, todas as novas guitarras legais têm 24 trastes, até mesmo a Gibson finalmente aderiu a esse conceito.
Mas atenção, apenas a adição de mais 2 trastes não resolve! Preste atenção no comprimento de escala de 25 polegadas!!!"
Fonte: Ed Roman’s Guitars
Autor: Ed Roman
Tradução e adaptação: Osmani Jr.

9 comentários:

  1. Ola Osmani! esse lance de 24 trastes vale so pra PRS ou pra outras marcas tbm, ex: ibanez? abraços!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde
    Eu encomendei uma les paul com um Luthier e fiz com 24 trastes, será que fiz bobagem?

    ResponderExcluir
  3. não creio...22 ou 24 não é melhor nem pior, apenas diferente....

    ResponderExcluir
  4. Que diferença o uso de 24 trastes representa para uma lespaul?? Abraço

    ResponderExcluir
  5. Vc qur dizer numa les paul de 24 trastes? principalmente o timbre do pickup do braço (que ficará deslocado mais em direção à ponte), mais brilhante eu diria, como nas PRS Custom 24...

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelas informações... quando a guitarra ficar pronta retornarei com informações sobre o instrumento.

    abraço

    ResponderExcluir
  7. A guitarra nunca ficou pronta.

    ResponderExcluir