"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Você realmente pode vir a se tornar um grande guitarrista?

Após 14 anos lecionando em conservatórios, pude observar o perfil do típico aluno que costuma freqüentar esse tipo de escola de música, na maioria dos casos bem diferente daqueles que me procuram pra tomar aulas particulares.
Pensando nisso, deixo aqui um texto de incentivo a todos que desejam dar um passo além e não querem permanecer na rotina de pegar no instrumento somente naqueles 50 minutos semanais de aula, esquecendo-se que ele existe no restante da semana, não conseguindo sequer se lembrar do assunto da ultima aula!
Nós todos possuímos grande quantidade de potencial! Tudo que precisamos fazer é obter as ferramentas certas (é aqui que um bom professor entra), aprender como aplicá-las (é aqui que um bom professor entra) e ter o desejo de fazer acontecer (é aqui que você entra)!
Regra nº 1: Não tente aprender por conta própria, sozinho, apenas procurando por tablaturas ou lições grátis na Internet! Se isso fosse tudo o que precisamos, haveria milhares de novas ‘estrelas do rock’ no mundo hoje. É claro que existem alguns bons web sites por aí cheios de bom conteúdo. Pense nisso como um complemento, mas entenda que eles jamais serão um verdadeiro substituto de um bom professor.
Regra nº 2: Tornar-se um grande músico é um longo processo que requer milhares de horas do seu tempo de estudo e anos de aprendizado. Levará uma eternidade para atingir seus objetivos sem um professor. Um bom professor pode (e deve) economizar seus anos de prática sem rumo, te ensinando como atingir seus objetivos mais rapidamente e melhor.
Regra nº 3: Além de trabalhar com um professor, saiba quais os passos que você precisa dar por conta própria para tornar-se o músico que você quer (e pode) ser.
Regra nº 4: Não minta pra si mesmo. Não se obrigue a investir tempo, esforço e dinheiro nisso se você sabe que lá no fundo você não quer. Se (ou quando) você decidir investir em si mesmo e começar a atingir seus objetivos, então vá em frente! Mantenha-se neste foco, motivado, disciplinado e sedento!
Regra nº 5: Abaixo apenas do “Medo”, o adiamento é o pior inimigo na sua caminhada para obter os resultados reais que você quer.
Muitas pessoas que se consideram ser verdadeiramente felizes são aquelas que se moveram sempre em frente na direção dos seus objetivos. São elas que fizeram coisas significativas para obter os resultados desejados na vida. A maioria que falhou são aquelas que desistiram logo no início e não deram 100% de seus esforços. Onde você estará em um ano? Em três anos? Em cinco anos? Em quinze anos? Espero que você esteja apto a estar “Feliz” !!!
“Até mesmo o gênio necessita de uma técnica competente” (Robert Fripp)

Um comentário:

  1. poh gostei cara vo seguir essas regras

    eu toco a pouco tempo eu comecei com treze sozinho ate q eu aprendi algumas musicas pq meu irmao tbm e guitarrsta dai ele me ajudava e to com 15 anos dai eu comecei a fazer aula com o rond o mesmo professor q ele fez aula antigamente e eu to compreendendo as coisas.

    poise valeu cara abrasso

    c vc quiser me adiciona no msn valeu: vagner_passos_euzebio@hotmail.com

    ResponderExcluir