"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Considerações sobre Equalização - parte 3

Adicionando equalização extra ou externa
O último tópico a considerarmos é sobre equalização externa. Seja gráfica ou paramétrica, pedal ou rack, a equalização externa pode provar ser benéfica a muitos músicos. Os mesmos conceitos se aplicam, é claro, mas agora temos outros usos e benefícios interessantes para a equalização externa.
Estou me referindo a localização da equalização em si. Basicamente esta é a idéia. Se você coloca equalização em frente, ou antes, do sinal distorcido, isso vai gerar um efeito bem diferente do que se colocada depois. Isso se dá pelo fato que distorção e compressão são dois em um.
Exemplos de equalização antes da distorção são como colocar um pedal equalizador antes de um de overdrive/distorção, ou usando a distorção do amp e colocando o equalizador em linha entre a guitarra e o amp. Neste caso, o efeito gerado pelo equalizador é algo limitado porque a distorção/compressão está “achatando” as freqüências todas juntas. O que ocorre é que reforçando qualquer das freqüências ou o volume máster no equalizador pode levar a adição de um pouco de distorção ou ganho no sinal.
É muito popular hoje em dia aplicar o que é conhecido como efeito de “clean boost” e isso se refere a esse mesmo conceito. Igualmente você pode reforçar (clean boost) o overdrive de um amp usando um pedal de overdrive e ajustando seus controles ao contrário – ou seja, o controle de drive/ganho é colocado no mínimo e o volume no máximo. Movendo as bandas num equalizador desta forma também irá adicionar ganho para simular essa função de “clean boost”, e ainda você retém um pouco do efeito de mudança de timbres do equalizador, que não será tão dramático.
Esta é a melho forma que encontrei de usar um amp que “não tem” distorção suficiente e levá-lo a novos níveis de sustain contemporâneo e distorção para rock.
Agora, exemplos de equalização após a distorção podem ser como colocar um equalizador numa seqüência depois da distorção, ou pode ser também colocando o equalizador no loop de efeitos do amp. Note, porém que um loops de efeitos é o lugar aonde devemos colocar efeitos específicos para serem usados depois do estágio de pré-amplificação e antes do estágio de potência (power amp). Neste sentido, amps que utilizam mais a distorção do preamp irão gerar um efeito mais extremo. Quando o power amp começa a saturar, o efeito de compressão começa a agir e torna a equalização mais próxima do efeito original descrito.
Então qual é o efeito de um equalizador colocado depois de um pedal de distorção? Bem, simples como um booster de timbre e volume. Basicamente é pra isso que um equalizador foi feito. As bandas de equalização podem variar amplamente em timbre e o controle de nível (level) vai reforçar (boost) o volume. A quantidade de distorção vinda do pedal de distorção ou amp não muda em quantidade de efeito distorcido.
Isto soa como o uso mais versátil de um equalizador, mas na verdade eu admito que depois de anos de tentativa e erro com guitarras, amps, captadores, etc. eu encontrei timbres maravilhosos apenas plugando direto no amp. Por isso, meu uso mais comum de um equalizador é estritamente pelas capacidades de “clean boost” que acho úteis durante solos, por exemplo.

Tradução e adaptação: Osmani Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário