"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

segunda-feira, 2 de março de 2009

Delays...As quatro faces de uma só obsessão

Comparo um bom pedal de Delay a uma caixa de cerveja bem gelada...Sim, exatamente! Pois ambos têm o poder de causar o mesmo efeito de duplicação, só que o primeiro na minha audição e o segundo na minha visão...hahaha!!!

Análogo, Digital, de Fita ou Modelador?

Quando pensamos em comprar um delay hoje, parece que existem muito mais opções do que nunca! Os vintages analógicos ainda estão por aí com o preço exorbitante, mas valem tudo isso mesmo? No caminho inverso andam os digitais, antes essenciais nos anos 80, agora vendidos a preço de banana, mas são realmente estéreis e sem vida?

Os modeladores receberam muita atenção ultimamente, prometendo simular o som de qualquer outro tipo de delay em um só pedal. Mas será que conseguem isso ou é só jogada de marketing?

E por fim, para os puristas, o famoso delay de fita, que são as originais ‘câmaras de eco’ usando até mesmo válvulas, hoje em dia peças de colecionador e muito caros. Além disso, a manutenção é difícil e são normalmente temperamentais e ruidosas. Reconhecendo isso muitos fabricantes relançaram seus modelos de fita prometendo boa qualidade e fidelidade sonora.

Diante de tudo isso a pergunta que vem é qual é a melhor opção afinal? Acredito não haver o ‘melhor’. É uma questão pessoal, pois cada um deles se comporta de maneira diferente. Mais adiante vamos dar uma olhada em cada um destes quatro cavaleiros do apocalipse! hohohohohohohohoh

3 comentários:

  1. Por isso só bebo Bohemia, Original e Brahma Extra...

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Gião...estando gelada, meu caro, já eraaaa......hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Gelada até a glacial, malte, santa cerva, e afins,...

    ResponderExcluir