"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

domingo, 8 de março de 2009

O Mestre Robert Fripp e a NST

A “New Standard Tuning” – NST – ou “Nova Afinação Padrão” é um tipo especial de afinação para guitarra introduzida por Robert Fripp do King Crimson, que afirmou que a afinação “veio até ele” enquanto suava numa sauna em setembro de 1983. Apesar de ser usada por um pequeno número de guitarristas em comparação a afinação padrão (chamada de “Velha Afinação Padrão” pelos adeptos da NST), ela tem ganhado alguma popularidade entre guitarristas experimentais e é a afinação difundida na escola “Guitar Craft” de Fripp. A afinação é (do grave pro agudo): CGDAEG, e pode ser lembrada pelo macete "California Guitarists Drop Acid Every Gig" (guitarristas da california tomam ácido em toda apresentação) hahahaha, de acordo com o folheto vendido no final da turnê inglesa do King Crimson como ‘double trio’.

Características:

As quatro cordas mais graves são afinadas como num violoncello, em quintas a partir de um Do grave. A segunda corda em outra quinta a partir do La, um Mi. E a primeira corda é uma terça menor a partir do Mi, um Sol. Como as cinco cordas graves são afinadas em quintas, digitações típicas de acordes e escalas usadas no violino, violoncello e bandolim são aplicáveis aqui. A terça menor entre as cordas agudas permite acordes densos na extensão aguda da escala, e acesso mais fácil a algumas notas de acorde elementares (geralmente a décima terceira de acordes com a fundamental na sexta corda, e a nona ou nona menor de acordes com a fundamental na quinta corda).

A NST tem uma extensão maior que a afinação normal, aproximadamente uma quinta justa (uma terça maior mais grave e uma terça menor mais aguda).

Escalas através de duas cordas na NST também se encaixam perfeitamente em coerentes tetracordes ou padrões de quatro notas que tem uma relação visualmente racional (relações de tons e semitons tem uma notável simetria que pode ser mais fácil de se aprender que a normal aonde os intervalos da sexta até a primeira corda tem a (inconsistente) terça maior no meio da escala (da terceira pra segunda corda).

Esta afinação baseada em quintas apresenta um ponto negativo, entretanto: intervalos harmônicos mais abertos entre cordas consecutivas tornam certos acordes de vozes fechadas impraticáveis requerendo uma interpretação por parte do guitarrista na abertura de vozes.

Expansão:

Robert Fripp usa exclusivamente a NST. Ele começou usando em 1984, e desde então tem usado em todas as gravações, tanto no seu trabalho solo como no King Crimson, entre outros.

Nos cursos e seminários da “Guitar Craft” os alunos trabalham exclusivamente na NST. O ensino não está totalmente centrado na afinação, contudo é usada originalmente como ferramenta pra forçar os alunos a irem além, renovando-se e enxergando sua forma de tocar de uma maneira diferente. A idéia é que com uma afinação completamente diferente da que estão acostumados, nenhum dos seus acordes ou frases regulares irá funcionar, e você terá que encontrar novos meios de expressão musical na guitarra.

A afinação é mais notavelmente usada por guitarristas da “Guitar Craft” como o “The League os Crafty Guitarrists”, o “Califórnia Guitar Trio”, dentre muitos outros. Em 1999, Fripp mencionou em seu jornal que o guitarrista/vocalista do King Crimson Adrian Belew esteve experimentando a NST ao vivo e em estúdio no então corrente álbum “The ConstruKction of Light”. Trey Gunn, que tocou “touch guitar” no King Crimson de 1994 a 2003, usa variações desta afinação em seus instrumentos.

Fica aqui o desafio do mestre Fripp. Alguém aí vai encarar e experimentar?? N.S.T. não é D.S.T! Por que o medo então?

“Discipline is not an end in itself, only a means to an end.”

Um comentário:

  1. Para quem deseja conhecer na prática, os seminários do Guitar Craft estão de volta no Brasil.

    Esta é a chance para nós, brasileiros! Geralmente, estes cursos só acontecem na Europa, EUA e Argentina.

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