O chorus pode ser considerado um dos mais populares pedais de modulação para guitarra, sendo usado também por baixistas, violonistas e até tecladistas. Esse pedal serve tanto como um efeito simples para engordar o sinal do instrumento, dando maior presença e expansão sonora, quanto para simular um efeito de alto-falante rotativo, tipo caixa Leslie.
O pedal apresenta basicamente dois controles. O primeiro é o de velocidade de modulação (rate ou speed, dependendo da marca ou modelo do pedal), que controla a onda, permitindo que ela passe de uma velocidade lenta, apenas para engordar o sinal da guitarra, até uma velocidade rápida, transformando o efeito em um vibrato. O outro controle é o de profundidade de onda modulada (depth ou width). Esse controle aumenta e abaixa o tamanho da onda modulada, criando desde um efeito discreto até uma simulação de alto-falante giratório (Leslie). Os outros controles não são obrigatórios em todos os pedais chorus, podendo aparecer em um modelo ou marca e não nos outros. Esses botões opcionais controlam entre outros recursos, o volume do efeito (level), responsável pelo volume da onda modulada; e atraso (delay time), responsável pelo atraso da onda modulada.
Os efeitos digitais de chorus foram muito difundidos na década de 80, hoje facilmente encontrados em pedaleiras e racks de efeito. Além disso, aparecem em alguns amplificadores na sessão DSP. Ao contrário das distorções, o chorus digital tem boa aceitação entre os músicos já que seu efeito tem maior precisão e não apresenta ruído, porém alguns o acham estéril e magro.
O chorus digital divide a seção de LFO nas pedaleiras e nos racks com outros efeitos como flanger e phaser, às vezes não podendo ser misturado em um programa com outro efeito de modulação. A outra vantagem do chorus digital é a facilidade em obter vários tipos diferentes de regulagem.
O efeito de vibrato, erroneamente confundido com o tremolo, é produzido por meio da vibração da nota. Essa vibração é conseguida com a variação de freqüência do sinal, criando um efeito que muitas vezes se parece com o tremolo. O vibrato é encontrado em forma de pedal e em algumas pedaleiras e racks de efeitos, também digital, assim como o tremolo. Antigamente o vibrato era muito popular e dividia espaço com os pedais chorus e simuladores de rotary speakerLeslie). Exemplos dos mesmos são os clássicos pedais Univibe e o Boss Chorus Ensemble CE-1, além de alguns mais novos como o Rotovibe. Esse efeito também aparece no amplificador Roland JC 120 Jazz Chorus.
Seja caracterizando o timbre limpo da guitarra como Andy Summers (The Police), Adrian Belew (King Crimson) e Mike Stern, entre outros, ou mesmo encorpando as distorções de Alex Lifeson (Rush) e Zakk Wylde (Ozzy Osbourne), o Chorus tem sido o mais popular efeito de modulação, enquanto que a sua variação, o Vibrato, tornou-se marca registrada de outros guitarristas como John Scofield, Robin Trower e Jimi Hendrix.
Parabéns pelo artigo, muito bom!
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