"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

sábado, 7 de março de 2009

Chorus? O que é isso??

O chorus pode ser considerado um dos mais populares pedais de modulação para guitarra, sendo usado também por baixistas, violonistas e até tecladistas. Esse pedal serve tanto como um efeito simples para engordar o sinal do instrumento, dando maior presença e expansão sonora, quanto para simular um efeito de alto-falante rotativo, tipo caixa Leslie.

O Efeito:

O chorus é um efeito originário da divisão do sinal da guitarra em dois, sendo que um destes sinais é levemente desafinado em relação ao outro. Esse efeito é criado por um oscilador de baixa freqüência, o LFO – dispositivo que cria uma onda de freqüência abaixo de 20Hz (mínima freqüência captada pelo ouvido humano). Essa onda inaudível é somada a uma audível, o que resulta em modulações na onda original que recebe um tipo de vibrato numa velocidade controlada pelo oscilador (LFO).

O pedal apresenta basicamente dois controles. O primeiro é o de velocidade de modulação (rate ou speed, dependendo da marca ou modelo do pedal), que controla a onda, permitindo que ela passe de uma velocidade lenta, apenas para engordar o sinal da guitarra, até uma velocidade rápida, transformando o efeito em um vibrato. O outro controle é o de profundidade de onda modulada (depth ou width). Esse controle aumenta e abaixa o tamanho da onda modulada, criando desde um efeito discreto até uma simulação de alto-falante giratório (Leslie). Os outros controles não são obrigatórios em todos os pedais chorus, podendo aparecer em um modelo ou marca e não nos outros. Esses botões opcionais controlam entre outros recursos, o volume do efeito (level), responsável pelo volume da onda modulada; e atraso (delay time), responsável pelo atraso da onda modulada.

Tipos de Chorus:

Os pedais chorus são encontrados no mercado em uma variedade de modelos de dois grupos distintos: analógicos e digitais. Devido ao seu timbre quente, os analógicos são os preferidos de guitarristas que procuram um som vintage e gordo.

Os efeitos digitais de chorus foram muito difundidos na década de 80, hoje facilmente encontrados em pedaleiras e racks de efeito. Além disso, aparecem em alguns amplificadores na sessão DSP. Ao contrário das distorções, o chorus digital tem boa aceitação entre os músicos já que seu efeito tem maior precisão e não apresenta ruído, porém alguns o acham estéril e magro.

O chorus digital divide a seção de LFO nas pedaleiras e nos racks com outros efeitos como flanger e phaser, às vezes não podendo ser misturado em um programa com outro efeito de modulação. A outra vantagem do chorus digital é a facilidade em obter vários tipos diferentes de regulagem.

Vibrato:

O efeito de vibrato, erroneamente confundido com o tremolo, é produzido por meio da vibração da nota. Essa vibração é conseguida com a variação de freqüência do sinal, criando um efeito que muitas vezes se parece com o tremolo. O vibrato é encontrado em forma de pedal e em algumas pedaleiras e racks de efeitos, também digital, assim como o tremolo. Antigamente o vibrato era muito popular e dividia espaço com os pedais chorus e simuladores de rotary speakerLeslie). Exemplos dos mesmos são os clássicos pedais Univibe e o Boss Chorus Ensemble CE-1, além de alguns mais novos como o Rotovibe. Esse efeito também aparece no amplificador Roland JC 120 Jazz Chorus.


Seja caracterizando o timbre limpo da guitarra como Andy Summers (The Police), Adrian Belew (King Crimson) e Mike Stern, entre outros, ou mesmo encorpando as distorções de Alex Lifeson (Rush) e Zakk Wylde (Ozzy Osbourne), o Chorus tem sido o mais popular efeito de modulação, enquanto que a sua variação, o Vibrato, tornou-se marca registrada de outros guitarristas como John Scofield, Robin Trower e Jimi Hendrix.

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