"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

domingo, 15 de março de 2009

Smells like teen spirit

Sábado à noite...nenhuma gig enfim, de folga no aconchego etílico do meu lar, ouvindo (estudando?) o timbre de David Gilmour em “Dogs” e finalizando um Harrier 1/48 (plastimodelismo!) quando fui subitamente incitado a assistir a estréia de uma banda Smashing Pumpkins cover! OK, fine!
Lá fui eu de olhos e ouvidos abertos; despido de qualquer pré-conceito, afinal Billy Corgan conquistou alguns créditos comigo, não por ser elogiado e citado por mestres das seis cordas (como foi Tom Morello simultaneamente por John Scofield e Joe Satriani!), mas na verdade por motivo inverso. Seus humildes gestos de devoção frente à presença dos mestres David Gilmour e Edward Van Halen contaram ponto a favor dele.
Tudo bem que pra mim todas as musicas soavam muito parecidas, mas a Franinha gostou de algumas e nem tanto de outras. Gostei da iniciativa da banda em tocar covers de um ‘som alternativo’ e não dos velhos chavões de sempre. Isso me lembra quando eu mesmo tocava numa banda que fazia diversas covers de pop rock nacional e internacional nos longínquos anos 90 e no final duma apresentação veio até mim um distinto nipo descendente alcoolizado me encher o saco pra tocar um som ‘alternativo’ e eu então lhe perguntei do que se tratava e ele me respondeu com aquele bafão maravilhoso: “Smaaaaashinnnn Puuumpkinnnsss” hahaahaa.
Enfim, eles dizem com ternura: “o que vale é a intenção”, e sendo assim, veio-me à mente passar a classificar as bandas por 3 categorias: as que cheiram, as que fedem e as que nem cheiram nem fedem!
Tenho a ligeira impressão de ter sentindo um cheirinho ao assistir o Smashing Pumpkins Cover! (isso vindo de mim é um grande mérito!). Mas pode ter sido o efeito da cerva também, rsrsrs...mas se forem classificados na categoria inodora também já é um grande mérito, e mesmo na categoria fétida (sim, isto vindo de mim também será um grande mérito, hahahah!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário