"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

terça-feira, 31 de março de 2009

Tudo sobre Loop Switchers

Gurus de pedaleiras como Bob Bradshaw e Dave Friedman podem encontrar diferentes e intrincadas maneiras de incorporar diversos ótimos pedais em seu equipamento, com toda a flexibilidade que você deseja e sem perda de timbre. Mas esses equipamentos podem ser complexos, pesados e absurdamente caros. Não existe um jeito de um maníaco por pedais com orçamento limitado montar um equipamento intuitivo e portátil?

Aqui está a idéia: digamos que você tem seis pedais – um wah, um overdrive vintage, uma distorção, um phaser, um flanger antigo e um delay analógico. Todos soam bem, mas alguns dos antigos são um pouco barulhentos e, quando estão todos alinhados, o sinal cai. Além disso, você está cansado de sapatear sobre eles para ir de um som limpo com delay e phaser para um timbre sujo com wah, distorção e flanger (cinco pedais separados). Você quer simplificar sua dança e limpar seu sinal. Um loop switcher é a solução.

Essencialmente, loop switchers são controladores de chão com diversos jacks send/return de ¼’’. Estes úteis recursos permitem colocar os pedais em loop, de modo que, se você não está usando o efeito, ele fica totalmente fora do caminho do sinal. Loop switchers são vendidos por vários fabricantes. Para descobrir qual é o certo para você, responda as seguintes questões.

Primeiro, quantos pedais você usa? É necessário um switcher com loops suficientes para acomodá-los.

Segundo, você quer apenas pisar nos pedais individualmente ou quer fazer programações em que diversos pedais ligam e desliga simultaneamente? Se for a primeira alternativa, switchers como o Pedal-Racks True Bypass Strip ou o Voodoo Lab Pedal switcher oferecem o que você precisa. Se você costuma simplesmente alternar entre som limpo e sujo – ou ocasionalmente pise num delay ou wah para solos -, produtos deste tipo permitem que você faça isso de uma forma limpa e silenciosa.

Por outro lado, se você é um discípulo da escola The Edge/Alex Lifeson – em que dramáticas mudanças de timbre envolvem diversos efeitos ao meso tempo - , você precisa de loop switchers programáveis como o Carl Martin Octaswitch, o Pedal Switcher/Comander da Voodoo Lab ou o GigRig MIDI-8 ou PRO-14. Estes engenhosos produtos lhe dão uma quantidade tremenda de contole sobre seus pedais (além de é claro, mantê-los fora da cadeia de sinal quando não estão em uso).

A operação do Octaswitch e do GigRig é simples. Você coloca seus efeitos individuais em loops e pressiona uma pequena chave para qualquer efeito que queira acionar. Então, digamos que para o botão numero 1 você selecionou as chaves 1,3 e 5 (loops contendo wah, distorção e flanger). Toda vez que você tocar aquele botão, você instantaneamente obterá esses três pedais – não importa quais efeitos estavam ligados anteriormente -, e com apenas uma pisada. Você pode conseguir o mês recurso com o equipamento da Voodoo Lab, conectando o Commander ao Pedal Switcher com um cabo MIDI.

Até agora, todo setup que discutimos mantém seus pedais no chão, onde você pode vê-los (mesmo que não esteja mais pisando neles). Se você geralmente leva um rack a seus shows, no entanto, você pode colocar seus pedais numa gaveta deste rack e incorporar um loop switcher montável em rack e um controlador de chão, como o GCX Guitar Áudio Switcher da Voodoo Lab. Isto reduzirá seu equipamento para algo compacto e poderoso.

Dependendo de suas necessidades, você pode encontrar loop switchers que trocam canais de amps, enviam comando MIDI (crucial se você estiver usando equipamento em rack) e oferecem tap tempo, conexão para pedal de expressão, saídas para afinador, boost, buffering, e muito mais. Pode parecer complicado no começo, mas, com tudo ajustado, você obterá mais controle sobre seus efeitos e um sinal mais limpo.

“Pelo que sei, não há caminho de sinal mais limpo do que colocar todos os seus pedais num sistema de chaveamento de loop” diz Bob Bradshaw. “Buffers e bypass verdadeiro em pedais podem resolver um monte de problemas, mas um sistema de looping projetado adequadamente é a melhor solução, mesmo que você não queira entrar no universo MIDI e do chaveamento automático”.

Matt Blackett – Guitar Player americana

http://www.youtube.com/watch?v=CdHwhMzJbeo

http://www.youtube.com/watch?v=ggixAf-eouk

Um comentário:

  1. ooo bacana
    legal!!!

    po galera vamos comentar ai!!! q povo mais preguicoso.
    eu nao tenho nenhum comentario tecnico mesmo entao vou deixar pra voces! rsrs

    valeu mestre Osmani

    ResponderExcluir