"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Velho não!...Vintage...

Alguns me consideram um purista. Se eu também me considero? Não. Se for plugar a guitarra diretamente no amplificador então com certeza não. Afinal o que é ser purista? Sinceramente às vezes acho que é ser arcaico. Que seja. Não vou me render às modernidades imbecis do mundo presente. Rendo-me apenas às modernidades que somam ou multiplicam, não às que subtraem e dividem (quem sabe uma derivada aqui outra integral ali, tudo bem).

Não vou tocar ‘Red’ fazendo os malabarismos que Adrian Belew faz ao vivo (embora sejam fantásticos!). Toco como Fripp a gravou em 1974, como deve ser. Não vou ouvir rádio de nenhuma espécie, não tenho radio no meu carro, não ouço rádios virtuais na Internet. Ouço meus discos (de preferência de vinil), como deve ser. Não vou comprar o multi-efeitos mais moderno do mercado que além dos 88 efeitos e 250 presets ainda dança, canta, sapateia, assobia e chupa cana tudo ao mesmo tempo. Vou continuar usando 15 pedais analógicos e carregar toda essa tralha em todo santo show (atenção bateristas que não levam seus instrumentos na gig), como deve ser. Não vou sair de casa no fim de semana pra ir num bar noturno escutar música ruim e ver pessoas medíocres só porque sair de casa fim de semana a noite é lei. Vou ficar em casa escutando musica decente e conversando com gente decente (nem que seja com minha amiga Skol), como deve ser. Não vou substituir os inter-relacionamentos humanos pessoais ao vivo e a cores por meios virtuais (telefone, no máximo, quando em lugares distantes) como MSN. Meus dedos não têm cordas vocais para dar a entonação correta às frases (e, conseqüentemente, receberem a interpretação correta de quem lê) nem tampouco meus olhos têm tímpanos para transformar textos mal escritos em sons, como deve ser. Aliás, eis aí um ponto que merece observação...

Desde quando “kkk” significa que você está rindo pra mim ao invés de estar insinuando que pertence à ‘Ku Klux Klan’? Desde quando consoantes isoladas assumem o papel de sílabas e até de palavras inteiras?

Se eu sou purista? Não. Sou apenas um eremita que ainda escreve textos manuscritos e ouve fitas K7 no carro. Uma ostra fechada (sem pérola dentro). Uma múmia do século 20 talvez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário