"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

terça-feira, 7 de julho de 2009

Coisas que você deveria levar quando vai tocar...

Vamos chamar de ‘Gig Bag’ a sua sacola/bolsa/mochila de coisas úteis a se levar quando vamos tocar. Ela é o seu ‘disque emergência’ quando algo dá errado num show como esquecer seu afinador, correia, cabo, etc. Então, aqui está uma lista de coisas que farão sua vida, e até mesmo a vida de seus colegas de banda menos estressante quando coisas inesperadas acontecerem num show. Chega de precariedade!

1) ‘Gig Bag’. Deve ter uma área central grande com bolsas menores nas laterais para os itens menores. Tenha ela no palco com você escondida atrás do seu amp, por exemplo.

2) Palhetas, Cordas, Cabos de instrumento, midi, ou de caixas, e Correia Extras.

3) Mini kit de chaves de fenda. São ótimas para aqueles casos de desaparecimento dum knob de volume da guitarra assim que você abre o case, entre outras surpresas desagradáveis.
4) Mini Lanterna. Boa sorte tentando achar um cabo perdido nas suas coisas quando o palco estiver escuro e você deve começar o show em 2 minutos.
5) Afinador. Por favor! Afine esse instrumento antes de sair de casa, e várias outras vezes antes de subir ao palco. Isso fará sua performance mais agradável para obcecados por afinação na platéia como eu.
6) Baterias. Seja lá o que seus equipos usarem, carregue vários extras com você. Se você usa fontes AC, leve uma tonelada delas. Não é incomum ver renomados guitarristas com pedais morrendo no meio do show. E se você usa captadores ativos, certifique-se de trocar a bateria ao menos de tempos em tempos.

7) Alicates de corte, Enroladores de corda, Chaves Allen.
Estes são usados naquelas rápidas e inesperadas trocas de cordas arrebentadas.
8) Polidores de guitarra e Panos. Use estes pra limpar o corpo da guitarra.
Você pode usar um pano limpo pra ajudar a secar suas mãos se tiver problema de suor enquanto toca, é só deixá-lo sobre o amp. Óleo de limão também é legal pra passar na escala (fretboard), desta forma tudo estará em boas condições em suas guitarras, seja em casa ou na estrada.

9) Suporte de palhetas para pedestal de microfone. Este pode ser um presente divino pra todos que usam palhetas de plástico escorregadio!
10) Fita adesiva. Ás vezes usada pra fixar o set list no chão, mas tenho certeza que existem muitas outras utilidades pra descobrirmos.
11) Extensões de energia e filtros de linha. Ajudam naqueles momentos em que voce precisa de cabos de força mais compridos pra ligar seu amp, ou o local em que vai tocar parece mais que vai derreter com uma sobrecarga!

Com certeza esta lista vai salvá-lo do embaraço ou duma situação estressante durante qualquer de seus futuros shows. Faça sua vida nos palcos mais fácil e providencie uma ‘Gig Bag’ pra te acompanhar em todos os seus trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário