"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ruídos no Pedalboard???

O método de Pete Cornish para eliminar ruídos, inconsistências de nível e perda de timbre em sua pedaleira:

1 – Desconecte e remova todos os efeitos da pedaleira. Assegure-se de que cada efeito esteja com bateria e cheque as voltagens das baterias.
2 – Conecte sua guitarra diretamente ao amp com um cabo de boa qualidade que esteja funcionando perfeitamente, com continuidade e resistência de isolamento testados. Prefiro não usar cabos com jacks não soldados.
3 – Coloque os controles de volume e tonalidade da guitarra no máximo e não mude os ajustes.
4 – Coloque os controles de volume e tonalidade do amp em um nível razoável e não mude os ajustes.
5 – Remova o cabo de entrada do amp e conecte-o à entrada do primeiro pedal da cadeia de sinal. Com um outro cabo de boa qualidade, ligue a saída do pedal à entrada do amp. Neste estágio, faça o pedal operar com bateria.
6 – Com o pedal desligado há alguma mudança de sinal ou volume? Sem ajustar o amp, investigue a razão de qualquer mudança. Se o pedal estiver com buffer, não deve haver nenhuma diferença, mas se ele possui chaveamento de bypass verdadeiro, pode haver uma leve mudança, já que o comprimento do cabo é agora provavelmente o dobro, e você deve considerar a utilização de uma unidade de buffer na frente do pedal.
7 – Agora, adicione o segundo pedal da cadeia (assegure-se de estar usando sempre o mesmo cabo de guitarra). Utilize um cabo de ligação de boa qualidade para conectar a saída do primeiro pedal à entrada do segundo. Conecte a saída do segundo pedal à entrada do amp, usando o mesmo cabo que você usou anteriormente.
8 – Com o primeiro e o segundo pedais desligados, há alguma mudança do sinal ou volume? Se o pedal estiver com buffer, não deve haver nenhuma diferença, mas se ele usa chaveamento de bypass verdadeiro, pode ocorrer uma leve mudança e você deve pensar em usar uma unidade de buffer na frente – ou depois – do segundo pedal.
9 – Repita com mais pedais, lembrando-se de não mudar o volume da guitarra ou do amp enquanto você testa os pedais desligados.
10 – Se tudo estiver bem com os pedais desligados, todos os circuitos de bypass e cabos de ligação estão bem. Se um problema com timbre ou volume ocorrer, estará no último pedal ou cabo adicionado.
11 – Agora comece a ligar os pedais começando com o primeiro pedal da cadeia e ajuste o volume do efeito de modo que ele combine exatamente com o volume desligado. Repita com os outros pedais até que todos os efeitos estejam individualmente regulados com o ganho da unidade.
12 – Depois de nivelar todos os pedais de acordo com o nível em bypass, conecte o primeiro pedal à fonte DC e cheque se ela funciona da mesma maneira de quando ligado com bateria. Se houver ruído ou outros problemas, investigue. Pense em substituir por outra fonte DC.
13 – Se tudo estiver bem com o primeiro pedal, conecte o segundo pedal à fonte DC e siga o meso procedimento de teste.
14 – Repita com os outros pedais até encontrar onde ocorre o problema. Se o ruído for aceitável quando se usa bateria e não for aceitável quando se usa a fonte DC, então problema deve estar na fonte. Diversas fontes podem ser necessárias e, em casos extremos, uma fonte DC separada para cada pedal pode ser essencial.

(traduzido da Guitar Player americana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário