"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

E viva o Guitar Hero...

É notória a contribuição de games como Guitar Hero e Rock Band na formação do conhecimento musical da molecada de hoje! Vejo claramente isso como professor, pois há dez anos atrás, meus alunos adolescentes só queriam saber de bandas medíocres que as rádios e MTV colocavam na cabeça deles e desconheciam por completo as bandas de verdade que escreveram a história do rock! Hoje em dia é bem diferente e fico surpreso como alunos da mesma faixa etária que aquela conhecem quase tudo graças ao Guitar Hero (para meu alívio em não ter que ensinar músicas ridículas do final dos anos 90).
Pra quem ja toca guitarra, deve parecer muito mais complexo jogar aquilo! Eu mesmo fico até tonto de olhar, pois sou do tempo em que passava horas na frente dum Atari jogando River Raid e Enduro ao som do LP (gravado em fita k7) Lovedrive do Scorpions...
Apesar de todo esse lado legal do jogo, é inevitável para mim pensar no que aconteceria, em termos de formação musical, se todas essas horas de dedicação em frente ao game, reflexos rápidos e percepção auditiva, se toda essa habilidade na mão esquerda fosse direcionada num braço com 6 cordas e 22 trastes ao invés de 5 botões coloridos, e se toda essa habilidade na mão direita fosse direcionada numa palheta contra 6 cordas ao invés de um botão?
Será que os benefícios para a música no geral e também individualmente não seriam maiores???

2 comentários:

  1. Teu blog esta cada vez mais completo!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ahhann,...isso é algo a ser pesquisado pelos educadores musicais!!! hehe
    Valeu pela tese de mestrado osmani!!! hehe

    ResponderExcluir