"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ativo ou Passivo??


A maioria dos guitarristas está familiarizado com captadores passivos, o design original de captadores que envolve milhares de voltas de um fio fino e produz timbres do jazz ao rock. Entretanto, há uma vasta tecnologia por aí que guitarristas amam ou odeiam, por alguma razão. Estamos falando dos captadores ativos, naquelas "guitarras que precisam duma bateria 9 volts". Ao contrário da crença popular, captadores ativos não foram desenhados primeiramente pra guitarra de metaleiro! Há uma série de vantagens nos captadores ativos tanto no som quanto na performance que vaqlem a pena serem conferidas.

Vantagens:

A saída inicial do captador passivo é baixa, porém uma vez que captadores ativos dependem de uma espécie de pré-amplificador para aumentar o sinal, algumas vantagens se destacam. Campos magnéticos envolvendo um captador passivo tradicional são bem altos, resultando em atração da corda que pode afetar negativamente o sustain e timbre. Já que captadores ativos sào desenhados com ímãs mais fracos, eles terão mais sustain por deixar a corda vibrar livremente. Sons estranhos causados por deixar seus captadores altos demais também desaparecerão.

Já percebeu como seus humbuckers mudam o timbre quando voce simplesmente fecha o potenciômetro de volume? Captadores ativos são virtualmente imunes a este problema como dito no site da EMG: " Diferente dum sistema volume/tone tradicional, o sistema EMG de baixa impedância permite abaixar o volume com pouquíssimo efeito no timbre, então voce não soará abafado quando fechar o potenciômetro." O segredo disto é a baixa impedância. A maioria dos benefícios dos captadores ativos está relacionada com os benefícios da baixa impedância contra o sinal de saída de alta impedância da guitarra. Voce já deve saber que uma guitarra ao estilo Les Paul tem potenciômetros de até 500k e uma ao estilo Strato com single coils terá os de 250k para volume e tone. Mas com captadores ativos, voce terá valores de até 25k, nos EMG e nos eymour Duncan Blackouts, por exemplo. Uma razão pra estes valores baixos é evitar que estes captadores com pouco enrolamento soem tão agudos e manter uma impedância/resistência baixa.

Como observação, voce pode remediar o problema de fechar o volume em captadores passivos usando a modificação de agudos. É só soldar um capacitor no seu potenciômetro de volume (normalmente um de .001) e reter mais agudos quando voce abaixar o volume. Mas há outros benefícios aos captadores de baixa impedância do que apenas abaixar volume com transparência. pense em todos os benefícios de um bom 'buffer' e voce terá a resposta. Cabos mais longos poderão ser usados sem perda das frequências altas, especialmente útil no palco ou num pedalboard complicado. Além disso, captadores ativos são convertidos num sinal balanceado, o que leva sua guitarra ou contrabaixo ao mesmo ambiente do equipamento de áudio profissional. Menos ruido e baixa interferência de rádio fazem dos captadores de baixa impedância ideais para gravação e setups sem fio.

Já perceberam como os baixistas abraçaram mais os captadores ativos do que os guitarristas? Pode ser o fator do baixo ruido mas o mais importante vem do sinal limpo, 'flat' que eles oferecem. lembre-se do fato que os ativos não tem o mesmo número de voltas no enrolamento da bobina como os passivos tem. Conforme voce acrescenta voltas ao enrolamento, a saída fica mais forte mas o timbre mais escuro. O sinal excitado produz uma vasta gama de frequências graves, médias e agudas que são amplificadas e enviadas livres de distorção, o sonho dos baixistas! O sustain aumentado e estalado dos captadores ativos bem como o aumento de 'headroom' é ideal pros felizes tocadores de 'slap'. Entretanto, essa resposta de frequência mais ampla propicia a situação ideal pros guitarristas de metal. Se voce quer carregar na distorção, então voce vai querer duas coisas fundamentais: um sinal de baixo ruido e um timbre cristalino. desta forma afinações mais baixas e fritações de alta velocidade permanecerão articuladas com um ataque afiado.

Diferença na construção:

O clássico EMG 81 usa um ímã cerâmico pra dar o seu 'punch' afiado independente do quão sujo é o sinal. Entretanto, designs como o do EMG 85 usam o ímã Alnico V pelas mesmas razões dos captadores 'vintage', um timbre mais quente. Além destes, os Duncan Livewires tentam chegar perto dos timbres que amamos como o '59 e o JB usando a mesma frequência resonante. Em teoria, isso te dá todos os benefícios dos dois mundos.

Ativos também podem vir em diferentes formas. Veja por exemplo o circuito de 'midboost' ativo usado pro timbre de Clapton (woman tone). Instalando este simples preamp de bateria numa Strato permite um 'boost' de médios e ganho praquele timbre gordo como dum humbucker com a pancada intacta do single coil. Ele aparentemente converte a impedância alta em baixa, evidente por trocar o potenciômetro de volume de 250k pra 50k. Isto parece um compromisso legal entre vintage e moderno, especialmente se voce quer preservar aqueles timbres clásicos.

Captadores ativos também tem suas regalias como os passivos. A questão é qual deles soa bem pra voce.

Fonte: PGS



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