"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Considerações sobre Equalização - parte 1

Considerações sobre equalização e volume

A maioria dos guitarristas de rock que tocam em amplificadores de estudo em baixo volume ama o som de uma guitarra distorcida que é “cheio e macio” – ou seja, existem graves profundos e agudos presentes que são enfatizados enquanto que muito dos médios são cortados. Isto é conhecido como um ajuste sem médios (mid-scoop) e quando olhamos num equalizador gráfico isso é representado por um formato de “U” ou “V” das várias freqüências.

Isso funciona muito bem em baixo volume, mas uma das grandes lutas que tive pessoalmente foi de usar esse tipo de som no contexto de uma banda. Durante anos, recusei fazer mudanças na minha “regulagem perfeita” e pensei que o problema estava com o equipamento dos outros músicos, estilo, volume, etc. Mas não era meu problema, certo?

Errado. Era problema SÓ meu e aqui está porque. Vista no contexto de um instrumento musical, a guitarra é primariamente uma produtora de freqüências médias e é realmente um instrumento de médios. Reforçando as freqüências graves de 20Hz e 50Hz num pedal equalizador não muda esse fato!

Então quando uma banda típica que inclui um baixista e um baterista e talvez um tecladista entram na equalização, você tem primariamente um instrumento médio que está agora tentando “competir” ao mesmo tempo como esses instrumentos quando você usa aquele ajuste de corte de médios (mid-scoop). Reforçar os graves da guitarra não irá ajudá-lo a vencer em termos de claridade sobre o baixo. Qualquer equipamento decente de baixo irá sufocar suas freqüências graves. E ainda, as freqüências agudas e super-agudas (presence) reforçadas na sua guiatarra estão apenas sendo totalmente encobertas e achatadas em relação aos pratos do baterista. Então o que foi feito com os médios da guitarra? Eles foram puxados para baixo já que os níveis de médios estão muito baixos. Agora nada pode ser ouvido e a guitarra está soando muito fina como resultado.

Qual é a resposta para manter aquele timbre matador de corte de médios (mid-scoop) e ao mesmo tempo colocar sua guitarra mais alta na mixagem? Seria mais volume? Aumentar o volume máster ou conseguir um amplificador mais potente vai colocar tudo no lugar certo?

Não exatamente. Em primeiro lugar, com a maioria dos amplificadores e falantes para guitarra, existe um limite antes que você obtenha efeitos do tipo “embolado” quando muito grave é colocado na mixagem. Isso pode ser causado num amp por uma sobrecarga de um transformador, distorção do falante/cone, ou muitas outras razões.

Aumentando o ajuste de médios com as freqüências altas vai, é claro, te dar mais agudos, mas não soará macio depois de certo ponto. Freqüências altas em volumes mais altos fazem justamente o oposto – elas soam ásperas e quebradiças. Os caras da banda vão querer que vocÊ abaixe seu volume e você pensará “Mas eu não estou tão alto assim!!” Bem, seus agudos estão – alto o suficiente para perfurar os tímpanos de seus colegas de banda! Guitarristas (incluindo eu) podem ser às vezes surdos para certas coisas e essa é uma dessas coisas.

O efeito de corte de médios (mid-scoop), entretanto PODE funcionar em gravações com equalização cuidadosa e separação, mas realmente torna-se um pesadelo do “som magro” para a maioria dos guitarristas tocando em bandas.

Como foi dito, se o som e o timbre que você tem é legal como está e você está feliz, isso é tudo o que importa no final das contas. No meu caso, eu estava muito frustrado até que aprendi a aumentar cuidadosamente os médios e equalizar no volume apropriado que estava tocando.


Tradução e adaptação: Osmani Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário