"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Considerações sobre Equalização - parte 2

Centros de tonalidade e vários amps
Quando eu comecei a tocar em Marshalls, meu ajuste de tonalidade era tipicamente assim: Presence 8, Bass 10, Mid 0, Treble 6. Isso é o típico corte de médios (mid-scoop) para um típico amp Marshall. Funcionava bem, porém notei que quando eu tinha que aumentar o volume por causa de bateristas que tocam alto, eu sentia como se meu timbre fosse ficando cada vez mais magro.
Qualquer amp que eu tocava, basicamente eu o ajustava da mesma forma. O que eu não considerava era que amplificadores são timbrados diferentemente e alguns são naturalmente enfatizados em certas freqüências. Basicamente significa: regule seu timbre com seus ouvidos e não com seus olhos!
Não notei o quanto “magro” era meu timbre num Marshall até que usei outro amplificador para experimentar, meu Hywatt DR103 Custom 100. Este amp tem um centro de tonalidade balanceado, mas tem médios enfatizados, até meu baterista comentou na época sobre meu timbre “gordo” repentino. Eu estava usando os mesmos pedais, caixas, e guitarras que sempre usei, mas apenas usando um amp que tinha mais médios naturalmente. O resultado final foi que os médios naturalmente timbrados do amp apareceram e proporcionaram um timbre com mais “pressão” (punch) e “ao vivo” do que realmente vinha do timbre da guitarra.
Continuamente conversando com vários veteranos do timbre ao longo dos anos, aprendi que outros que usavam Marshalls antigos (vintage) tinham ajustes diferentes dos meus. Tente este: Presence 0, Bass 3, Mid 8, Treble 5. Para mim, soa como o que poderia ser “a terra dos médios” e poderia provavelmente fazer qualquer guitarra soar como se estivesse sendo tocada por um telefone. Entretanto, aprendi justamente o oposto. As características “cremosas, quentes e ricas” de um velho Marshall podem ser achadas quando os médios são ressaltados. De fato esses ajustes são basicamente o que eu uso hoje em dia com meus velhos Marshalls, com alguma variação para os modelos mais novos que uso.
Agora vamos pegar um típico amp Fender ou um da série Mark da Mesa Boobie. Aumentando muito o controle de graves fará com que o som fique embolado. Isto não é apenas por causa do centro de tonalidade particular do amp, mas neste caso os controles de equalização estão posicionados antes do preamp. Deste modo, é muito fácil saturar o sinal.
Novamente, e em outras palavras, não pense num amplificador como um aparelho de som doméstico – eles não são iguais e você não poderia equalizá-los da mesma forma. Cada “voz” dos controles de tonalidade de cada amp é muito diferente – de fato, o amplificador é muito mais como um instrumento único nesse sentido.
Baseado em toda essa discussão, duas sugestões muito simples podem ser dadas: 1) Não tenha medo de experimentar e fazer algo ou ajustar os controles para o que possa parecer “fora da regra”. Eu poderia NUNCA ter pensado em tentar os ajustes que fiz num velho Marshall sem a sugestão de outros. Eu deveria ter encontrado esses ajustes por mim mesmo anos atrás. 2) Ajuste sua equalização no volume que você está tocando, ou seja, todos aqueles graves e agudos podem não soar tão bons se os controles forem deixados como estão e você simplesmente aumentar o volume.

Tradução e adaptação: Osmani Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário