"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

domingo, 1 de março de 2009

The Nels Cline Singers


A idéia de tocar música instrumental no formato de trio sempre me agradou. Praticamente um projeto de vida. Mas confesso não ser essa uma tarefa muito fácil, dentro da minha concepção do que um trio instrumental deve ser. Depois de anos acompanhando o trabalho em trio de caras como John Scofield, Scott Henderson, Charlie Hunter, Frank Gambale, Steve Stevens, Adrian Belew, dentre muitos outros, me deparo com este trio fabuloso formado por Nels Cline (guitarra), Devon Hoff (baixo) e Scott Amendola (bateria).
Aqui não tem MPB de churrascaria nem temas do Real Book pra tiozão ouvir. A regra aqui é quebrar regras, o imprevisível previsível, experimentalismo com liberdade, improvisação coletiva, fritação sem malabarismos, enfim tudo o que sempre sonhei!
O resultado é impressionante, pros ouvidos e pros olhos também, com performances aonde a sintonia entre o trio é evidente. Confiram um pouco disso aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=MMVg-3jFPjc
Pedais...vários deles! E usados de maneira muito musical, contribuindo na criação do clima e das texturas que fazem a identidade desse trio maravilhoso. E na homepage de Nels Cline voce ainda pode encontrar uma descrição detalhada de seus pedalboards comentados por ele próprio:
http://www.nelscline.com/tech.html
Fusion? Jazz Rock? Free Jazz? Progressivo? Metal? Vanerão? Barulho dos infernos? Chame como quiser...eu chamo de loucura genial...

Nenhum comentário:

Postar um comentário