"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Captadores (parte 1)

Há um monte de guitarristas por aí que não fazem ideia do significado de termos como Série, Paralelo, inversão de fase, divisão de bobina (coil tap/cut/split), etc. Entender os conceitos de série/paralelo não só vai aumentar a sua biblioteca de timbres como também vai ajudar em outros departamentos como refazer as conexões de seu gabinete para diferentes valores de Ohms ou compreender melhor como o FX Loop do seu amp está misturando seus efeitos. Não é um assunto realmente complicado mas às vezes é difícil de encontrar respostas diretas na internet. Vamos começar com a forma mais comum de ligação encontrada em guitarras com 2 ou 3 captadores, em paralelo.

Pense nos circuitos paralelos como linhas de trem. Cada trilho é independente dos demais como o positivo e negativo num circuito. Voce pode pensar nos fios de fase e terra como pares, com o fio de saída indo para o seletor de captadores e o terra para um único ponto (geralmente a parte de trás dum potenciômetro de volume). Pra ter um ideia melhor disto, vamos pensar numa guitarra que não usa esta forma de ligação, como a de Brian May. Ele tem 3 single-coils ligados em série, parte do porque eles não soam como uma Strato.

Veja como a corrente, apesar dos on/offs e inversores de fase pelo caminho, ainda são a saída de um conectada na entrada do outro, como a conexão de pedais em série. Estes 2 métodos de ligação produzem timbres bastante distintos ainda que muito úteis. Não há certo ou errado e muitos preferem ter as duas opções de ligação para mais versatilidade ainda. Agora deixemos as analogias de lado e vamos ao que interessa, as diferenças de som. Pense no timbre da posição 2 (braço/meio) e 4 (meio/ponte) de uma Strato. Voce ouve um som estalado, de baixa saída, sem ruídos, timbre clássico de Strato (tá pensando em Sultans of Swing também?). Voce ouve 2 captadores com baixa impedância incidindo um no outro, atuando como uma espécie de filtro. Esta é a essência da ligação em paralelo e é o que dá a este timbre limpo todo o brilho. Por isso o timbre de Brian May não chega nem perto duma Fender. Seus captadores em série tem muito mais em comum com humbuckers.
Humbuckers são captadores de bobina dupla, cada bobina com polaridade e enrolamento invertidos, ligadas em série. Os timbres são mais escuros e a saída mais forte. Entretanto, humbuckings com 4 fios podem ser ligados também em paralelo para timbres mais brilhantes, estalados como nos singles. segundo a Seymour Duncan, humbuckers ligados em paralelo tem 30% menos saída que ligados em série. Além disso ele permanecerá cancelando o ruído devido a sua polaridade reversa. Voce teria basicamente o timbre de 2 single coils posicionados lado a lado.
Fonte: PGS Guitars.

Um comentário: