"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Captadores (parte 2)

Se voce sempre esteve na caça de um novo set de captadores ou mesmo duma nova guitarra, a escolha do ímã não deve ser negligenciada. Eles podem ser no formato de polos individuais, como nos single coils, ou uma barra, como nos humbuckers. Claro, voce não pode se focar em apenas um aspecto do captador, já que o ímã sozinho não soa como nada, mas tem uma influencia no design resultante. Numa gama de fatores tonais dentro e fora do captador voce pode certamente usar o conhecimento como um trampolim para ajudá-lo a achar o timbre desejado. Vamos começar com os 3 mais comuns tipos de ímãs:

Alnico - Refere-se a uma liga metálica composta de Alumínio, Níquel e Cobalto. O Alnico tem um forte laço com o design de captadores vintage por ser o ímã escolhido por Fender, Gibson, Gretch, etc., na era de ouro da guitarra. Voce sempre verá um número depois de Alnico como II ou IV, que diz algo sobre sua composição e força do campo magnético. Em geral, captadores de Alnico são descritos como "suave" ou "natural" devido ao design resultante do captador mas é importante lembrar que este número sozinho não indica o som geral de um captador específico. Captadores de Alnico podem ser usados em tudo desde single coils de baixa saída até fortes humbuckers ativos! No mundo dos single coils, voce provavelmente verá os Alnico V prometendo um timbre de blues do Texas ou o Alnico III para um som clássico de '54. É interesante que quando voce põe de lado fatores como bitola de fio e número de voltas no enrolamento, a diferença na força magnética entre captadores afeta o timbre. Em casos extremos (stratos), a atração magnética impedirá as cordas de ressonarem livremente, e voce ouvirá um 'gorgeio' multi-tonado que só será remediado abaixando a altura do captador culpado. Por isso voce sempre deve observar a altura dos captadores antes de ergue-los, há um ponto certo nem sempre muito exato nas guitarras. A Dimarzio até oferece o seu single coil tecnologicamente avançado "Area" com ímãs Alnico II, um captador desenhado com os mesmos agudos e saída do forte Alnico V poré com menos atração magnética. Isto promete aumento no alcance dinâmico e sensibilidade, enquanto se beneficia dum design livre de ruidos. Então, mesmo usando Alnico, há novos caminhos a escolher graças a nova tecnologia.

Cerâmico - Estes ímãs de ferrite são feitos dum composto químico de cerâmica e óxido de ferro. Sempre tento evitar o mito de que captadores cerâmicos são os substitutos baratos dos Alnico. Cintando o mestre Bill Lawrence, "Há captadores de timbre áspero com ímãs de Alnico e captadores de timbre doce com ímãs cerâmicos e vice-versa!" Ímãs cerâmicos certamente tem suas aplicações; observe em muitas guitarras, falantes de PA e som caseiro, e voce os verá. Em captadores, eles contribuem no aumento do ataque e claridade com um caráter frequentemente "comprimido". Por esta razão, voce os encontrará em humbuckers, com seu inerente enrolamento escuro em série e resistência mais alta. Se voce gosta de rock clássico, voceprovavelmente tem ouvido este captador por todos esses anos desde seu lançamento em '72. Foi largamente usado por Jimmy Page, Ace Frehley e muitos outros. Em single coils, voce encontrará principalmente o Alnico V dominando o mercado apesar dos G&L terem criado alguns timbres doces com seu MFD (magnectic field design). A beleza destes captadores mais quentes são os pólos ajustáveis para cada corda, algo que não pode ser feito num single coil de design vintage. Eles também tem uma claridade hi-fi cristalina e surpreendentemente baixo ruído para um captador mais forte.

Samarium Cobalto - Um ímã "raro na Terra" que pode oferecer um captador mais sensível, estável e eficiente. Bill Lawrence é o cara por trás do captador SCN que primeiro apareceu nas guitarras Fender American Deluxe 2004. Os ímãs por si sós são tão poderosos que precisam ser apenas uma miniatura em tamanho, e ainda têm uma alta resistência a desmagnetização e corrosão. Um campo magnético mais suave é criado o que significa que qualquer mínima interferência magnética com as cordas será imensamente reduzida. Por fim, estes captadores podem produzir variações tonais maiores conforme voce ajusta sua altura, e ainda um alcance de frequências mais amplo e saída mais quente com um design livre de ruídos.
Algumas pessoas que amam o calor vintage do Alnico tendem a ficar longe destes captadores não convencionais mas acho que tem mais a ver com o que voce está tocando e o equipamento que o acompanha. É uma tecnologia bem inovadora que vale a pena ser investigada se voce tiver a mente aberta.
Então, quando voce procurar por captadores com ímãs específicos, pense para que eles tem sido usados e tente não usar só uma variável pra fazer o julgamento final. O site da Lindy Fralin menciona, "Quatro componentes iguais fazem o timbre do instrumento: (1) os captadores, (2) a madeira, (3) o amplificador e falantes, (4) a espessura e altura das cordas." Eu sei, muitas variáveis, mas provavelmente é uma boa ideia aprender o máximo que puder sobre todas as 4 para ajudá-lo na busca do timbre perfeito. Com sorte todos chegaremos lá um dia mas enquanto isso, continue tocando!

Fonte: PGS
Tradução e adaptação: Osmani Jr.



Um comentário:

  1. Boa tarde Osmani. Estou pesquisando sobre qual tipo de captador adquirir para uma telecaster que estou montando por conta própria e acabei por achar este blog na pesquisa do google. Como não disponho de uma grana mais alta para adquirir caps seymour ou fender, estou bem interessado nos caps wilkinson. Tenho visto o pessoal falando bem desses caps, já que são mais em conta e possuem um bom som. Pois estou na duvida entre caps cerâmicos e de alnico. O som que busco é um pouco variável, desde um rock mais clássico até um rock um pouco mais pegado, mas não muito. Gostaria de saber, o que um guitarrista como eu deve procurar na hora de montar sua guita. Abraços

    ResponderExcluir